PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

21.2.17

bastidores do trabalho ♥ droolwool

Descobri o trabalho da Maria através de uma equipa etsy, a PTteam, é impossivel não nos apaixonarmos pela sua arte. As personagens que a Maria cria são absolutamente irresistíveis e cheias de carácter. Decidi trazê-la aqui ao blogue para conhecermos um bocadinho mais da sua história e do seu espaço de criação. Deliciem-se com cada detalhe...


Desde muito cedo soube que o que queria fazer na minha vida era criar, não sabia bem era o quê...
A minha primeira paixão foi a Moda. No entanto acabei por estudar Escultura na Faculdade de Belas Artes do Porto. O meu percuros académico foi bastante desmotivante até ao momento em que começei a usar tecido para criar as minhas peças escultóricas. Esse momento foi decisivo para mim, porque a partir daí nunca mais parei de explorar os materiais têxteis.
Sempre adorei brinquedos e o mundo infantil, e quando terminei a faculdade dediquei-me ao craft, criando acessórios em feltro para crianças. A vontade de criar objectos tridimensionais foi sempre muito grande e após uma pausa na minha actividade criativa, que durou alguns anos, decidi retomar e recuperar o tempo perdido dedicando-me a criar peças têxteis, que eram uma espécie de híbrido entre peluches e bijuteria.


Em 2012 descobri a técnica que iria mudar todo o meu percurso, a feltragem com agulha. A simplicidade do processo, as mechas de lãs de várias cores, atrairam-me imediatamente. Podia esculpir como se de barro se tratasse, mas em lã! Uau! Uma esponja, algumas agulhas e lã de feltro e estava pronta para começar.

Como tenho pouco espaço, esta técnica é perfeita para mim, pois permite-me reduzir ao estritamente necessário as quantidades de material. Embora tenha ainda algumas caixas com tecidos, feltros, missangas, linhas de bordar e coser para os detalhes extras das minhas peças, que com algum esforço vou mantendo em níveis minimalistas. Por isso um espaço com pelo menos duas mesas onde possa espalhar materiais e ferramentas sem restrições e algumas prateleiras seria sempre uma melhoria ao meu workflow ...


Em 2015 criei o meu primeiro Art Toy e em 2016 quando mudei nome de “The Fabulous Creations of Maria Filipe” para “droolwool”, assumi-me a 100% como Toy Designer.

Gosto de todas as minhas personagens. Ao fazê-las vou criando uma relação com elas, vou desenvolvendo lentamentes a sua personalidade enquanto espeto a agulha na lã. Fico obcecada em encontrar a forma perfeita, as curvas e os perfis da personagem, em criar uma superfície extremamente lisa e sem pelinhos e não desisto até me sentir satisfeita com o resultado ( o que pode demorar muito muito tempo). Quando começo um novo boneco tenho normalmente uma ideia geral do aspecto que a personagem vai ter, se estiver bem definida na minha cabeça começo-a de seguida, se tiver dúvidas faço alguns esboços para resolver os problemas que a peça possa ter. A segunda opção é a melhor, pois muitas vezes começo peças que acabam por não chegar a lado nenhum...O que é muito frustrante, pois feltrar é uma técnica algo lenta e repetitiva.
Mas se tiver de escolher personagens favoritas: “Mr. Rainy Cloud”, “Plumsy” e “Harajuku Sweetie Bear” ( a primeira peça extra large que fiz), são os “toys” que mais me marcaram porque todos eles representam momentos de progresso no meu percurso como Toy Designer.

Num dia normal podem encontrar-me na minha secretária, frente ao computador, ou a tirar fotos ás peças, ou a responder a comentários nas redes sociais, a esboçar novas ideias... e a feltrar.


6 comentários:

  1. Obrigada Cris! Beijinhos!��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada tu Maria ♥ foi muito bom saber um bocadinho mais sobre ti e o teu percurso ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Uau, os bonequinhos ficaram mesmo lindos.
    Deve dar uma trabalheira. Mas, especialmente, o primeiro ficou maravilhoso.
    Estou a gostar muito do teu blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Diana, espero que continues por aqui, a tua presença é muito querida e apreciada :)

      A Maria é super perfeccionista, os bonecos dela além de serem umas figurinhas cheias de personalidade e sentido de humor são super perfeitinhas... ♥

      Beijinhos e volta sempre ;)

      Eliminar
  3. Adorei os bonequinhos da Diana :) Sao mesmo fofinhos :)
    Gostava de fazer uma pergunta a Diana, pois estou a precisar de uma secretaria como a dela, e do Ikea, certo? Qual e o modelo?
    Desde ja peco desculpa pela pergunta...
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. É a Maria e não Diana eheheh... se entretanto ela não responder eu tento lhe perguntar... mas toda a cara de ser do IKEA ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar