PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

20.1.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ noodles com camarão


No fim de mais uma semana resta-me agradecer ao frio as dores no meu nariz, o resto tem estado estável. 
Finalmente estou a recuperar da moléstia e desorganização que o descanso do Natal propiciou na minha vida. Sinto os níveis de energia a melhorarem e acredito que também esteja relacionado com o tipo de alimentação que tenho feito. Estes últimos dois ou três dias também consegui dormir muito bem, as miúdas não chatearam e consegui ter um sono reparador.
Portanto, não há dúvida nenhuma que, dormir bem e comer melhor são tópicos que o corpo e a mente agradecem.

Aos pequenos-almoços, normalmente gluten free, que me induzem a comer mais fruta e frutos secos (o meu sistema imunitário agradece) mantendo-me longe das tão indesejadas constipações, tenho juntado os meus almoços leves e os jantares mais "verdes". Tenho-o conseguido graças a uma pré-preparação dos vegetais, permitindo-me não perder muito tempo à noite em grandes preparações.

Para organizar as coisas para a semana tiro mais ou menos uma hora ao meu sábado e, enquanto preparo o almoço, depois de ir à feira comprar frutas e vegetais em conta, em quantidade e variedade, faço o puré de maçã e congelo metade, corto os vegetais e congelo, às vezes faço algum sumo de fruta (nem sempre, gosto mais de os fazer e beber na hora), etc... Desta forma consigo, por exemplo, que não faltem vegetais a nenhuma das minhas refeições. Sendo a parte mais demorada de um mix de vegetais passados por azeite e alho, cortá-los e prepará-los para os meter na frigideira, esta passa a ser uma tarefa a menos.

A acompanhar estas mudanças que já tenho conseguido trazer ao meu quotidiano numa tentativa de rotina, ando a pesquisar e experimentar receitas que adapto o mais possível a esta ideia mais saudável de comer a fim de introduzir pequenos prazeres na nossa alimentação. Falo por exemplo de um bolo. O desafio do momento tem sido encontrar receitas de uns 2 ou 3 bolos que não levem farinha branca nem açúcar mas, muito importante, que sejam súper fáceis de fazer e com ingredientes relativamente simples.

Tenho visto algumas ideias mas muitas vezes é preciso fazer uma enorme ginástica ora na execução do bolo ora na aquisição dos ingredientes. O último que fiz foi uma adaptação de uma receita mas, embora tenha usado açúcar mascavado e em metade da quantidade da dita receita, ainda assim usei açúcar, coisa que não queria. A busca continua ;)

Entretanto deixo uma receita que cá em casa gostamos muito: "noodles de arroz com vegetais e camarão". Tem sido repetida todas as semanas por ser fácil, rápida e porque (coisa que vale milhões) até as miúdas gostam. Infelizmente, como faço sempre este prato à noite, não tenho nenhuma fotografia dele, não gosto muito de fotografar de noite pois nunca me agrada o resultado das imagens. Mas prometo que tiro da próxima vez que fizer, mesmo que não fique muito bem, só para verem o resultado. Entretanto deixo uma imagem que remete bem para o resultado final da receita que deixo.


Ingredientes: (4 pessoas)
* 1 embalagem de noodles de arroz (já cozidos)
* 300gr (no mínimo) de miolo camarão grande cozido (king prawn)
* 300gr de mix de vegetais (cogumelos, cebola, couve, cenoura e rebentos de feijão mungo)
* 2 a 3 dentes de alho
* azeite q.b.
* sal grosso e pimenta preta moida na hora q. b.

Preparação:
Numa frigideira funda tipo Wok colocar o azeite e os dentes de alho descascados e esmagados. Ligar o lume e deixar os alhos a aloirar um pouco no azeite. Juntar o camarão, temperar a gosto com o sal e a pimenta e deixar cozinhar alguns minutos tapado para que tomem o gosto do alho. Juntar os vegetais e temperar com mais uma pitada de sal (se necessário). Deixar cozinhar tapado e em lume brando. Quando os vegetais estiverem cozidos, juntar os noodles e misturar bem com o resto do preparado de vegetais e camarão. Deixar cozinhar sempre em lume branco e tapado por cerca de 5 minutos. Retirar do lume e servir. Simples não? Bom apetite.

Eu aqui em Inglaterra consigo comprar o mix de vegetais já preparados (todos cortadinhos e misturados) o que faz com que este prato demore cerca de 20 minutos a fazer.

8 comentários:

  1. É destas receitas que eu gosto! Simples e rápidas de fazer.
    Também estou a tentar comer de uma maneira mais saudável. Tenho de experimentar esta receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim, é super simples e sabe muito bem. ;)

      Acho que fazes bem em tentar melhorar o que comes. É acima de tudo pela nossa saúde ♥

      Beijinhos e bom apetite :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Conforme mencionei a foto não é mesmo do que eu faço mas fica bem parecido com o da imagem ;)

      Experimenta Sofia, além de bom aspecto é muito saboroso :)

      Eliminar
  3. Deve ser muito bom.Costumo fazer mas com esparguete ou massinhas mais pequenas.
    A desvantagem cá em casa: há um que não gosta de camarão :(
    Mas desde o inicio do ano que a decisão de fazer ementa ao domingo e compras à 2ª tem funcionado muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o bom deste prato é que não tem a tradicional massa que é menos saudável do que os noodles de arroz, desde que os conheci que os adoro :P Não quer dizer que tenha deixado de comer massa totalmente mas é mais uma variante ;)

      Fazer menú e depois lista de compras, como estás a fazer, é sem dúvida uma enorme vantagem a nível organizacional. Quando me adaptar as novas alternativas também vou fazer o mesmo :D

      Beijinhos

      Eliminar
  4. eu adoro comida asiática e noodles é daquelas coisas a que não resisto mesmo! esta receita tem um aspecto incrível!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma delicia mesmo, conquistou até as crianças de 3 e 5 anos que vivem cá em casa que até os vegetais comem todos misturados com o resto ;)

      Beijinhos

      Eliminar