Não foi há muito tempo que me lancei no mundo dos negócios. Não foi a primeira vez, mas foi a primeira vez que pensei as coisas com mais calma, seriedade e a solo.
Neste sentido tive de criar um nome que fácilmente se associa-se a este blogue, que já existia com este mesmo nome, mas que, por outro lado, fosse a cara da marca de produtos que queria criar. Nasceu assim a [im]perfect store.A escolha de um nome para um negócio, empresa, marca, produto, blogue, não deve ser um processo tratado com leveandade. Tal como as primeira impressões que temos das pessoas são poderosas e definem um pouco o tipo de relação que iremos desenvolver com elas, o nome, acompanhado pela imagem, definirão, à partida, o relacionamento que terá com o consumidor, a comunidade, o cliente, o leitor, etc. A escolha do nome tem, por isso, de ser tratada com respeito e tempo, até termos a certeza que o nome escolhido é o único que faz sentido, o único possível.
Reuni algumas dicas que ajudarão numa escolha acertada do nome do vosso sonho:
- Pensa no tipo de nome que queres: se queres um nome que nada tenha a
ver com o que a empresa faz, como é o caso da Apple inc, quem diria que
vende computadores e afins? Se preferes uma abordagem directa então a
opção de um nome que identifique exactamente o que a empresa faz será o
mais indicado, Burger King é um bom exemplo disso. A criação de uma nova
palavra, através da adição de letras a uma palavra existente, é uma opção
relativamente em voga nos tempos que correm porém, talvez a mais
arrojada e com maior risco tendo em conta que o nome tem de ser fácil de
pronunciar, ouvir e memorizar. Como exemplo temos o caso do Skype.
- Faz uma lista de palavras que marquem a diferença no teu novo negócio. Pensa no que a tua empresa/blogue/produto irá oferecer e de que forma o fará. Por exemplo: vais montar um restaurante, talvez ofereça exclusivamente peixe, ou pratos extremamente baratos, ou com uma apresentação mais artistica, então a tua lista incluirá palavras como peixe, barato, artistico,... chama os teus amigos e familiares para participarem da tua lista com todas as palavras que achem que melhor possa descrever os bens, serviços ou conteúdos que irás criar e a forma como os pretendes diponibilizar ao consumidor ou leitor. Esta lista poderá ajudar-te não só na criação de um nome como também de um slogan
- Tendo em mente a lista que criaste, experimenta as várias palavra:
- Juntando duas palavras familiares, exemplo: Facebook
- Escrevendo propositadamente errado de forma a tornar a palavra mais sonante, exemplo: Tumblr
- Usando sufixos ou prefixos numa palavra sugestionando o teor do negócio, exemplo: eHow
- Escolhe algumas opções que fiquem no ouvido, sejam foneticamente mais agradáveis, fáceis de produnciar, que soem de forma familiar. Evita palavras estrangeiras ao teu público alvo, se o teu público alvo estiver espalhado pelo mundo então o inglês talvez seja a opção mais coerente. Evita também palavras que possam ser pronunciadas de várias maneiras correndo o risco de passares uma mensagem errada.
- Depois de teres reduzido a tua lista, testa as tuas opções. Reune algumas pessoas e pergunta-lhes o que elas sentem em relação a cada nome.
- Procura a disponibilidade dos nomes mais bem cotados, tanto a nível da disponibilidade de domínio como a nível das entidades do teu país fiscal que regularizam a criação de empresas.
- Visualiza gráficamente uma ou duas opções pelas quais estás mais decidido e decide a que mais te satisfaz.
Muito sucesso! ♥
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