PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

17.8.15

A receita de Domingo



Os fins-de-semana de Agosto passam mais depressa que a vida. Apercebo-me que já acabaram quando acordo à segunda-feira e ouço o movimento dos carros na rua, a cama já está vazia e do outro quarto ao lado soam vozes doces que chamam por mim. Dele ficam as lembranças de Domingo, o único dos dois dias que conseguimos passar os quatro... as semanas parecem cada vez mais compridas...
Este foi um Domingo de pouco sol e por isso decidimos ficar por casa. Preenchemos a manhã com cozinhados. Eu meti a mão na massa e fiz pão de mistura e bolo de iogurte, limão e mirtilos (eu sei, eu sei, receita prometida há algum tempo...), o D. encarregou-se do almoço e as manas estiveram a cortar bolachinhas.

Não sei como são os vossos filhotes mas eu stresso um bocado quando faço algum tipo de actividade com as minhas. Porquê? Porque tenho uma filha que é extremamente teimosa e independente (o que na maioria das vezes até pode ser positivo mas às vezes atrapalha) e outra que teimosa é, por isso as brincadeiras dão muitas vezes em guerras das manas pelo poder (nem que seja pelo poder do rolo da massa) e o que era suposto ser divertido e uma brincadeira vira discussão e gritaria. Eu gosto de paz e tranquilidade, pelo que evito ao máximo este tipo de comportamentos e muitas vezes deixo de fazer coisas com elas por isso mesmo, por não conseguir lidar com a falta de entendimento que tantas vezes assumem principalmente quando um dos pais está envolvido nas brincadeiras. Desta vez enchi-me de coragem (e paciência) e com a ajuda do pai lá fomos atenuando os momentos tensos da brincadeira e o resultado foram umas bolachinhas gostosas, muito fáceis de fazer e que fizeram a delicia das crianças na hora do lanche.
Hoje deixo aqui a receita do bolo que já está prometida há muito tempo mas logo logo partilharei convosco o segredo das bolachas.
Este bolo tem essencialmente como base o bolo de iogurte e limão que faz parte da minha selecção de receitas, mas com ligeiras adaptações:


Bolo de iogurte, limão e mirtilo

Ingredientes:
1 chávena e meia de farinha
1 colher chá de fermento em pó
meia colher de café de sal fino
1 chávena de iogurte natural (nesta receita usei meia chávena de iogurte natural e meia chávena de aroma de mirtilo)
1 chávena de açucar (não encho porque o iogurte de aroma já tem açucar)
3 ovos médios
raspa de 2 limões
1 colher de chá de extracto de baunilha (nesta receita não usei)
meia chávena de óleo de milho
Cerca de 100gr de mirtilos


Preparação: Peneirar a farinha com o fermento e o sal para um recipiente e reservar.
À parte misturar o iogurte, os ovos, a raspa de limão, o açucar e a baunilha. Envolver a farinha aos poucos. Com a ajuda de uma espátula incorporar o óleo na massa até ficar tudo ligado.
Deitar o preparado numa forma de bolo rectângular previamente untada e forrada com papel vegetal. Deitar os mirtilos e calcá-los para dentro da massa. Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 a 40 min. (verificar se está cozido usando um palito).

Bom apetite!

Photography by | Fotografia por: Cris Loureiro

3 comentários:

  1. Têm um aspecto maravilhoso!! Tenho de experimentar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim Mafalda, não é nada difícil de fazer e é uma delicia para as tardes de Verão porque não se torna um bolo seco. Beijinhos

      Eliminar
  2. Hmmm que bom aspecto e tao simples de fazer :)
    Vou experimentar :)
    Bjinhoss

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar