PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

24.3.14

Receita de um Domingo de Amor

© Cris Loureiro
Ontem caiu granizo e eu fiz a minha primeira lasanha.
Domingos são da família. Ontem, porém, tinha algumas pendências decorrentes de uma urgente visita ao Dentista que teve lugar na Quinta-feira. Com a manhã a começar ás 6:30 - graças à D. Laura -  foi fácil encaixar algum trabalho pela manhã. Enquanto a Laura e o Pai estavam dedicados às pinturas - finalmente a pequena comoda ganhou puxadores e o quarto dos brinquedos vai ficar mais divertido ainda com duas telas de autor(a). Eu lá meti o trabalho em dia.

Aos Domingos é dia de petisco. Ou é o Pai que cozinha ou eu faço algo mais elaborado - às vezes até inédito para mim/nós - com direito a sobremesa. Com o trabalho inesperado o tempo ficou mais curto e assim nasceu a oportunidade de fazer uma lasanha.
Claro que só se tornou um prato simples porque tinha em casa os molhos pré-feitos assim como as folhas de massa. Para primeira acho que não me saí nada mal tendo em conta que a cliente mais esquisita repetiu. Para a sobremesa deixo a dica de um doce que se faz em três tempos e cai muito bem morno com uma bola de gelado de baunilha.

Folhado de maçã com gelado de baunilha (inspirado na receita da minha amiga Susana)

Ingredientes:
Massa folhada
Maças q.b. (usei quatro)
Açucar q.b. (meti a olho)
Canela em pó q.b.

Gelado de baunilha

Preparação:
Colocar a massa folhada num tabuleiro para ir ao forno. Eu usei uma folha de massa que é vendida em rolo aqui em Inglaterra. Descascar, desencaroçar e cortar as maças em pedaços. Colocar num tacho e levar a lume brando. Juntar canela em pó e açucar a gosto (tenham em conta a acidez da maçã). Ir mexendo de vez enquado. Quando a maçã estiver cozida, tirar do lume e passar a varinha mágica. Colocar o puré de maçã num dos lados da massa folhada, dobrar a parte que está livre criando uma almofada. Polvilhar com açucar e canela e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 15/20 minutos (até a massa folhar e dourar). Retirar e deixar arrefecer. Cortar em pedaços e servir com uma bola de gelado de baunilha que eu costumo também polvilhar com canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário