PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

10.2.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ receita de bolo

O fim de semana passado dediquei-me arduamente a entender as farinha e os açúcares. Nunca imaginei que houvesse tanta variedade de farinhas nem tantas possibilidades para o açúcar refinado. Percebi que no fim de contas o açúcar refinado não vale grande coisa e é mesmo de se evitar, não tem valor nutricional nenhum e ainda nos dá cabo das entranhas.
Percebi que não é fácil substituí-lo em especial no que diz respeito à confecção de bolos, mas não é impossível e embora não existam opções perfeitas, ou seja, coisas doces são mesmo para ser consumidas com moderação, há soluções bem melhores que o açúcar branco e não falo de adoçante que também deixa muito a desejar.

Embora tenha cá em casa algumas receitas sem açúcar, aquelas que são livres de glúten, as que já experimentei (que não foram muitas confesso) não me conquistaram. Umas são um pouco elaboradas demais para mim, gosto de coisas bem simples que não me obriguem a horas na cozinha, outras há que têm ingredientes que não gosto (como é o caso das passas) e outras tornam-se caras para as fazer com mais frequência.

Se há coisa que mais prazer me dá é fazer um bolo para o fim de semana por isso este tem de ser simples, rápido, agradável para toda a família e com ingredientes acessíveis. Na falta de encontrar opções que me conquistassem decidi pegar nesta receita e transformá-la numa versão mais saudável que hoje vos deixo aqui:


Bolo de iogurte, limão e mirtilos

Ingredientes:
1 chávena de farinha integral
1 colher chá de fermento em pó
meia colher de café de sal fino
1 chávena de iogurte natural (usei iogurte grego)
1/2 chávena de açúcar mascavado
3 ovos médios + 1 clara
raspa de 2 limões
1 colher de chá de extracto de baunilha
meia chávena de óleo de coco
Cerca de 100gr de mirtilos

Preparação: Peneirar a farinha com o fermento e o sal para um recipiente, repetir o processo mais 2 vezes e reservar.
À parte misturar o iogurte, os ovos inteiros mais a clara, a raspa de limão, o açúcar, a baunilha e o óleo de coco. Envolver a farinha aos poucos.
Deitar o preparado numa forma de bolo retangular forrada com papel vegetal. Deitar os mirtilos e calcá-los para dentro da massa. Levar ao forno preaquecido a 180º, cerca de 45 min. (verificar se está cozido usando um palito).
Bom apetite! ♥



Nota: Para mim foi suficiente a quantidade de açúcar que deitei, o bolo não ficou muito doce e para mim ficou no ponto. Já o meu marido preferia mais doce. Por isso, se quiserem aumentar um pouco à quantidade de açúcar vai de encontro ao vosso gosto, não se esqueçam que o açúcar mascavado tem um sabor mais intenso.
A clara de ovo não precisa ser batida em castelo, acrescentei porque troquei a farinha branca por farinha integral que é mais densa, é uma forma de tornar o bolo mais fofo, menos maçudo.

6 comentários:

  1. Que bom aspecto que tem o teu bolo :) E é saudável, tem ingredientes que eu aprecio, como os mirtilos! Um dia vou experimentar :)
    Beijinhos e que venham mais bolinhos destes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de experimentar porque como há um cuidado acrescido na escolha dos ingredientes e na quantidade de açúcar, além de comermos algo doce e agradável ao paladar, fazemo-lo sem peso na consciência ;)

      Estou mesmo entusiasmada com este processo de aprendizagem e reinvenção por isso com certeza que trarei mais versões saudáveis de coisas muito boas :D

      Beijinhos
      Beijinhos

      Eliminar
  2. ca por casa tambem andamos a cortar no acucar refinado, eu ja nao lhe toco desde que tive Daibetes Gestacional na gravidez. Tenho mesmo de experimentar fazer esta receita :)
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também tive diabetes na primeira gravidez ;) felizmente na segunda não tive mas houveram outros problemas... mas no fim tudo acabou bem com as minhas princesas já cheias de vida e saúde.

      Esta é uma boa receita para ti ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tem um aspeto delicioso! Gosto de bolo de iogurte e ter uma versão mais saudável faz-me gostar ainda mais :)
    Beijinho

    ResponderEliminar