PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

2.3.17

o que traz sucesso a um blogue?


Esta foi a pergunta que deixei há algumas semanas no grupo vidas [quase] perfeitas. Ao fim do dia as conclusões não eram muito claras, pelo menos para mim. Porém, fiquei com a ideia que para ter um blogue de sucesso precisava de alguma sorte mas, acima de tudo, e isso não é novidade, muito trabalho e dedicação, principalmente para quem (como eu) não escreve no blogue 10 vezes ao dia.

Tenho publicações no blogue pelo menos 5 dias por semana, estou agora arduamente a tentar manter as 7 publicações, uma por cada dia da semana. Gostava de conseguir escrever mais do que uma vez por dia mas como estou envolvida em algumas outras coisas, como a loja, um projeto que é segredo, a minha exigente vida doméstica e o meu papel de mãe a tempo (quase) inteiro, e como um post nem sempre é algo direto e muitas vezes é interrompido para alimentar uma boca ou separar um desentendimento de manas, é falível a minha tentativa constante de cumprir uma grelha predefinida.
Também não tenho por hábito escrever meia dúzia de linhas apenas, a menos que seja em jeito de sugestões, normalmente acho até que escrevo demais. Também passo algum tempo à procura da melhor imagem para ilustrar cada publicação. Muitas vezes, inclusivamente, gasto imenso tempo a pesquisar informação (no caso de posts mais temáticos). Ter um blogue dá trabalho e, se quisermos que seja um blogue de sucesso, o primeiro requisito da lista que hoje vos deixo, e que resultou também de opiniões retiradas do meu grupo de facebook, é:

  1. Dedicação e determinação - porque só com muita dedicação e determinação mantemos esta chama acesa. Só abdicando de muita coisa em prol de libertarmos tempo para escrever, pesquisar, fazer marketing, etc, é que conseguimos atingir os nossos objetivos. Só com determinação é que não desistimos à primeira dificuldade, é que continuamos mesmo depois do post, ao qual dedicámos tanto tempo, não ter tido o sucesso que esperávamos...
  2. Conteúdo - depois de determinar o público-alvo. É fundamental nos limitarmos de alguma forma a conteúdos que interessem a esse público. Torná-los interessantes e, de preferência, inéditos. Escrever de forma apelativa e, de preferência, sem erros. Como leitora eu prefiro textos, mesmo os temáticos, que remetam à experiência pessoal da pessoa que os escreve. Não me interessa muito publicações de pessoas que não estão minimamente identificadas com aquilo que estão a escrever.
  3. Imagens - o que chama a atenção para um post são o titulo do mesmo e a imagem que o ilustra. Numa era cada vez mais visual, a imagem é portanto de extrema importância. Muitas vezes é mesmo a parte que me leva mais tempo, encontrar a imagem certa para um determinado texto.
  4. Marketing Social - Não é imperativo ter uma conta de twitter, instagram, google+, youtube, facebook, etc... mas é imperativo ter uma presença social sólida. Isto é, escolher as redes sociais que melhor se adaptam ao blogue e usá-las diariamente. Seja a partilhar as publicações feitas no blogue sejam posts de interesse para o publico alvo em questão, o importante é manter uma certa atividade sem ser demasiado chata.
    Seguir alguns blogues relevantes ao público-alvo do nosso blogue também é de enorme importância, comentar e responder a comentários. Nem sempre consigo estar a par e passo com os blogues que fazem parte da minha lista de eleitos mas tento passar por eles nem que seja uma vez por semana. Assim como visitar bloggers que me deixam comentários nos meus posts, acho de muito mau gosto não retribuir uma visita.
    Toda esta atividade leva imenso tempo e dedicação mas é a única forma de se sair do anonimato. Interagir com outros bloggers, criar colaborações e parcerias.
  5. Visual -  eu sou uma pessoa que come com os olhos, em especial no que toca a coisas online com as quais não temos contacto físico em nenhuma situação. Se um blogue estiver carregado de muita informação, desorganizado, cheio de "lixo" visual, dificilmente me apanham lá uma segunda vez, a menos que o conteúdo das publicações seja excecional.
    Um blogue deve ter:
    • o titulo legível e que, de preferência, corresponda ao link. 
    • ter um menu com a divisão temática das publicações
    • não ter publicidade excessiva constantemente a saltar à frente
    • deve ter uma página "sobre" que fale um bocadinho do projeto e da blogger
    • os ícones das redes sociais com design apropriado ao design do blogue, organizados e todos a funcionarem bem
    • não ter fundos com muita preponderância. O fundo do blogue não deve, nem é, mais importante que as postagens
    • sensibilidade e bom senso. Se design e estética não for o vosso forte peçam ajuda, peçam opinião.
Estas são, no meu ponto de vista, as premissas base para o sucesso de um blogue. Acrescentariam alguma coisa?

Nota: agradeço às mulheres de garra do grupo vidas [quase] perfeitas que me inspiraram na elaboração deste conteúdo.

12 comentários:

  1. Adorei as tuas dicas..... Muitos blogers deviam ler este post...
    Mas é como dizes, muito trabalho e dedicação....

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas, faz-me recordar que tenho de rever certos aspetos gráficos do meu blog :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo se consegue e na verdade é uma empreitada sem fim... há sempre lugar para melhoramentos ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Na minha opinião, o mais importante é mesmo a dedicação. E, por vezes, remeto o blogue para último plano devido a tantas coisas que tenho para fazer. Mas, também tens razão nos outros pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dedicação é mesmo fundamental mas ela acaba por vir e ficar se o blogue realmente algo muito importante na nossa vida... acabamos por encontrar o espaço dele na nossa lista de afazeres ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Belíssimo resumo. Tudo organizado e de fácil compreensão.
    Obrigada
    Beijinhos
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, fico contente que tenhas gostado e que tenha ficado fácil de interiorizar, às vezes acho que escrevo de forma meio confusa ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Excelente post! Optimas dicas, gosto muito deste tipo de ajudas que nos fazem crescer enquanto bloggers e como pessoas :)
    Bjinhosss
    Bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente em ter ajudado de alguma forma. Este conteúdo é bastante pessoal e é a minha perspectiva como blogger e leitora... muito provávelmente encontrarás outras opiniões pela blogosfera ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Só hoje é que li o teu post :) Não podia passar sem deixar de comentar...
    Ter um blogue é, sem dúvida, um projecto pessoal que implica muito empenho e dedicação. Enquanto recente blogger, acho que todos os dias estou a aprender, é um desafio que me proponho a mim mesma todas as semanas de escrever textos que reflictam aquilo que sinto... Mas ter um blog não pode ser visto como uma "obrigação" em ter que publicar post todos os dias, o mais importante para mim é que eu me sinta satisfeita com o que quero partilhar, porque fazendo o que gosto, estarei sem dúvida a dar o meu melhor!
    Um beijinho muito grande Cris :) É um ótimo texto criado por uma pessoa muito especial, tu!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter um blogue deve ser uma paixão... em especial uma paixão pela escrita, caso não seja... pode até ter sucesso mas nunca será um sucesso pessoal e sim meramente comercial ;)

      Beijinhos querida Liliana, muito obrigada pelas tuas palavras ♥

      Eliminar