24.3.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ dois bolos




A aventura continua e a minha coleção de receitas de bolos saudáveis e deliciosos vai crescendo. Quando eu digo saudáveis, digo bolos que não contêm ingredientes que nos fazem mal tipo refinados, saturados, processados, ingredientes o mais naturais possível.

Desta vez fui buscar uma receita que era para um bolo de lima, courgette e pistáchio. Encontrei-o numa pesquisa por bolos saudáveis mas, um bolo que contem farinha branca não é, para mim, saudável o suficiente e muito menos a conter açúcar branco em pó ou de granulo mais fino. Resolvi alterar a receita por forma a servir os meus interesses e os ingredientes que tinha em casa na altura. 
Uma vez que a receita pedia um açúcar mais fino, achei que uma simples troca de açúcar branco pelo mascavado não iria oferecer uma boa textura ao bolo. Aqui em Inglaterra existe uma enorme variedade de açúcares disponível em qualquer supermercado pelo que eu tinha já adquirido um açúcar natural de cana, mais fino e não refinado, que usava essencialmente no café. Este é um açúcar mais caro que o branco ou o mascavado. Mas voltando à receita, a versão que hoje vou deixar aqui, além de ter muito pouco a ver com a que falei acima, não será a minha versão final, a que irei incluir no meu caderninho de que vos falei aqui, mas o certo é que este foi o bolo que fiz para o dia do pai e ele adorou, mesmo trocando a lima (que não tinha) pelo limão e o pistachio (que também não tinha) pelo caju.


Ingredientes:
♥ 4 ovos
♥ 200gr açúcar de cana não refinado e de grão fino. (eu usei 150gr - não tinha mais - e acrescentei 50gr de mascavado)
♥ 80gr de óleo de coco
♥ 6 colheres (bem cheias) de iogurte grego
♥ 1 colher de chá de extrato de baunilha
♥ raspa de um limão 
♥ sumo de meio limão
♥ 150gr de cougette ralada
♥ 150gr de farinha de amêndoa
♥ 150gr de farinha integral peneirada 3 vezes
♥ 1 colher de chá de fermento em pó
♥ 100gr de caju partido aos pedaços

Misturar bem, os ovos, o açúcar, o óleo, o iogurte e o extrato de baunilha. Adicionar a raspa e sumo do limão e a courgette ralada. Incorporar a farinha de amêndoa, o fermento em pó e a farinha integral peneirada. Por fim juntar o caju, envolvendo-o na massa. Untar uma forma sem buraco e forrá-la com papel vegetal. Deitar o preparado e levar ao forno preaquecido a 170º, com ventoinha, durante cerca de 50 a 60 minutos (usar um palito para verificar a cozedura).

Bom apetite! ♥

Em breve irei experimentar uma versão melhor para a nossa saúde e com as opção de lima e pistáchio, fica atenta/o. E tu? Tens algum bolo preferido?

[imagem]

3 comentários:

  1. Mais uma receitinha para ir para o meu caderninho :)
    Tenho de adaptar o bolo de chocolate da familia para uma variante mais saudavel ;)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

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