3.2.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ lista de alimentos

Mais uma semana a comer melhor e a fugir às constipações. Estou mesmo impressionada, como é que é tão importante aquilo que comemos e nós nem sempre nos damos conta do mal ou do bem que nos estamos a fazer. O ano passado constipei-me com uma frequência que não me era nada familiar. Sempre fui uma pessoa que raramente me constipava, tinha outros problema mas constipações raramente me pegavam, o ano passado cheguei a ficar mais de um mês com dores de garganta e invariavelmente me levavam à tosse, ao nariz congestionado, aos espirros e, às vezes, a febres ligeiras, melhorava, piorava, voltava a melhorar e passei meses nisto. Este mês tenho apanhado temperaturas baixas, muita humidade e chuva e, não querendo com isto dizer que amanhã não fique de cama, o certo é que me tenho aguentado e tenho certeza que se deve às carradas de fruta e verdura que passei a comer assim como aos pequenos pós mágicos que são as sementes de chia, de abóbora, de girassol, etc.

Tenho andado arduamente a tentar descobrir uma receita de bolo (sim, ainda o bolo) que me encha as medidas. Já experimentei um do livro da Ella mas não gostei muito do resultado, não sei se foi problema meu ou da receita. Já fiz uma tentativa de scones saudáveis mas também não correu muito bem. Ando arduamente a reinventar-me como cozinheira e doceira e a tentar transformar as minhas receitas em autênticas estórias de gastronomia saudável. Às vezes tenho a sensação que estou a pirar!

Hoje não trago nenhuma receita, trago uma lista de alimentos que encontrei neste site como sendo os "alimentos altamente recomendáveis para ingerir com frequência" e que é muito daquilo que faz parte dos meus dias especialmente há cerca de um mês:
  • Ovos orgânicos e free range (de aves criadas ao ar livre)
  • Óleo de Coco
  • Quinoa
  • Azeite extra virgem
  • Leites vegetais (de arroz, de coco, de amêndoas, de castanhas, etc)
  • Batata-doce
  • Abacate
  • Carnes (bovina, frango, peixe, porco, etc.), de preferência orgânica
  • Brócolos
  • Couve
  • Espinafre
  • Beterraba
  • Oleaginosas (amêndoas, nozes, pistacho e castanhas em geral)
  • Linhaça
  • Chia
  • Alcachofra
  • Gengibre
  • Alho
  • Cravo-da-Índia
  • Orégãos
  • Açafrão ou Curry
Acrescento a esta lista e em grande escala, porque faz mesmo parte do meu dia-a-dia, a aveia, todas as sementes (além das de chia já mencionadas em cima, também as de girassol, de abóbora, etc...), manteiga de amêndoa, xarope de 100% acer, mel 100% natural, tâmaras, todas as frutas e todos os peixes e mariscos.

Obviamente que os armários da minha cozinha estão repletos de muitos outros alimentos que uso com frequência mas não diariamente como o feijão preto, as lentilhas, farinha de arroz, cacau 100% natural, arroz integral, etc...

E vocês? Comem muitos alimentos desta lista?


2 comentários:

  1. Desses, só a alcachofra e a beterraba não habitam a minha dispensa de resto, tudo faz parte das minhas escolhas!
    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

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    1. Eu também não aprecio muito a beterraba embora seja muito popular aqui no UK e por esse motivo às vezes vejo-me a comer misturada com uma salada ou assim. Alcachofra nunca fiz... depois de ter visto um programa de culinária fiquei sem coragem... carote e dá muito trabalho para descascar e só ficar com um bocadinho que realmente se come... desconsolo :D Mas hei-de tentar, nem que seja só uma vez ;)

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