PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

15.9.15

no país das tecnologias ♥ os meus apps


Não vou negar que não simpatizo muito com as tecnologias, o tempo que passo com elas, o tempo que deixo elas tirarem às minhas filhas e a arrogância e exigência que insistem em ter. Não sou muito escrava do telefone e às vezes nem me apetecia ligar o  computador... mas lá tem de ser...
A bem ou a mal, elas fazem parte da nossa vida e por muito que tentemos nos abstrair, não mostremos grande interesse ou não lhes dediquemos muita importância, não há como evitá-las e rendermo-nos a elas. Há pouco mais de 2 anos um telemóvel era para mim... isso mesmo, um telefone. E no fundo era genuinamente sincera esta minha vontade de "e assim será por muitos anos, apenas um telefone.". Pensava eu que para trabalhar e aceder à internet teria o computador com o seu ecrã francamente maior e a sua capacidade "inesgotável" de espaço. Obviamente que este pensamento passou à história quando tive o meu primeiro iPhone, e não por ser um i-P-h-o-n-e. Quem me conhece sabe o que eu fugi da maçã podre, porém, ironia do destino ou não, os valores que constituiam o pacote do iPhone 4 (já na altura ultrapassado com a chegada do 5) eram bem razoáveis e as condições bastante sugestivas (tendo em conta a internet ilimitada), aqui a "je" comprou então o dito iPhone. A compra de um telemóvel que fosse mais do que isso mesmo, um telemóvel, foi por si só um acto de coragem e loucura absolutamente fora dos meus ideais de "less is more" (que neste caso ninguém aplica). Dizia de mim para mim que precisava de um telefone que fosse também uma máquina fotográfica porque, às vezes, é preciso registar coisas que me poderiam eventualmente servir de inspiração mais tarde. Então lá me adaptei à ideia de que iria juntar a função de máquina fotográfica ao telefone móvel, mal eu sabia que iria juntar bem mais do que isso.
Ao fim de dois anos, rendida e adaptada ao monitor mini deste computador de bolso, dou por mim a fazer uma lista dos meus app(s) preferidos/mais úteis e a partilha-la convosco:


Apps organizacionais:

CalenMob: o meu calendário/agenda. Aqui consigo ter acesso a tudo o que tenho agendado para o dia, mês. Sendo que tenho os meus compromissos e afazeres divididos por vários calendários que por sua vez partilho com as variadas pessoas a quem possam interessar, no CalenMob consigo ter uma visão geral de todos e saber de uma maneira geral como está preenchido o meu dia, semana ou mês. Por exemplo: sei que hoje tenho uma consulta marcada (do meu calendário pessoal); há um post a sair do Sunny Dot (calendário SD), tenho o post "xpto" para acabar aqui do blogue (calendário blog pessoal), etc...
Evernote: a minha lista das listas. No evernote faço listas dentro de listas e partilho com quem preciso e se preciso. Por exemplo: Tenho um bloco de notas chamado "casamento compras", dentro dele tenho a lista de bebidas para o casamento, de compras para os acessórios decorativos, compras de roupas e acessorios para os 4, etc... Tenho outro bloco que se chama "casamento", este está subdividido na lista com a documentação e burocracias necessárias, lista de convidados, lista de coisas a tratar, lista dos diy, etc, etc, etc.
Swipes: este é o meu to do list diário. Aqui planeio o meu dia. A cada tarefa atribuo uma hora especifica e um dia especifico. Um app de consulta diária que me vai felicitando por conseguir chegar ao fim do dia com a missão cumprida!
Notefuly: este é básicamente um bloco de post its onde escrevo as coisas de que não me posso mesmo esquecer de fazer no dia-a-dia ou coisas que são de última hora. Por exemplo: algo que me lembro que tenho de fazer: ligar para algum lado, marcar uma consulta, enviar um email. Básicamente um lembrete rápido sem hora marcada mas que não pode ser esquecido.

Apps de imagem:
Instagram: adoro o instagram. É, normalmente, a parte mais pessoal de todos os blogues que acompanho e por isso uma das partes mais giras e interessantes. E com a vida não tem de ser perfeita também não é diferente. O instagram do blogue é muito pessoal e é muito o backstage de uma vida absolutamente (im)perfeita.
Photo editor by Aviary: Sempre que preciso de fazer uma edição mais específica de alguma imagem que quero pôr online, principalmente no instagram. Desfocar parte da imagem, acrescentar texto, cortar, etc.
Pic collage: Quando quero reunir várias fotos numa só imagem sem ter de recorrer ao portátil uso este aplicativo rápido e eficaz.

Apps outros:
Duolingo: o meu "divertimento" enquanto faço o pequeno-almoço últimamente. Com ele tenho andado a aprender Espanhol. Sou daquelas raras portuguesas que só quer dizer que sabe espanhol se realmente o souber porque na maioria das vezes sabemos é espanholês. O certo é que muito tenho aprendido, principalmente na escrita... saber espanhol também é saber escrever espanhol e se até parece uma língua parecida com o português à primeira vista, quando passamos a pô-la no papel não é bem assim.
Pinterest e Flickr: os meus bancos de inspiração e de imagens. Talvez possa não os consultar diáriamente mas não passo dois dias sem "desfolhar" um deles pelo menos.

Estes são sem dúvida os principais, claro que sem falar no gmail para consultar as minhas caixas de email, o linkedin (e outras fontes de anúncio de empregos) porque estou activamente a procurar trabalho na minha área de formação, twitter e facebook pages para marketing dos blogues.

A minha relação com o meu telemóvel tem crescido bastante nos últimos tempos, especialmente no que diz respeito ao trabalho e a tentar melhorar a produtividade e aproveitamento das horas do dia. Com isto, escusado será dizer que não perco tempo com jogos nem ocupo espaço precioso com isso...  mesmo assim temo que mais dia menos dia vou precisar de outro computador de bolso.
E vocês? Têm algum app especial que queiram partilhar ou aconselhar?

Foyografia por | Photography by: Viktor Hanacek

Sem comentários:

Enviar um comentário