PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

22.9.17

[o meu] bullet journal

Já faz mais de um ano que optei por criar um bullet journal em vez de usar as agendas pré-formatadas disponíveis no mercado. Também já vai há algum tempo que ando para escrever este post até porque tem havido cada vez mais gente interessada no assunto, meninas do grupo vidas [quase] perfeitas, hoje é o dia.

Costumo dizer, a quem me diz que anda para fazer um bullet journal, que basta comprar um caderno ou juntar um conjunto de folhas numa pasta e a verdade é mesmo essa. A versatilidade deste tipo de diário é total, a liberdade é absoluta e todas, mas todas mesmo, as opções são válidas. A ideia de um bullet journal é servir os teus interesses, se é mais ou menos florido é uma opção tua, se tem cores ou é a preto e branco é um gosto teu, se as folhas são lisas, aos quadrados, aos pontinhos ou às riscas é conforme te der mais jeito. O que faz deste um elemento organizacional cada vez mais popular é mesmo as infinitas opções que ele pode ter e que se adaptam mais e melhor às necessidades de cada um e de acordo com cada personalidade.

Podemos tirar inspiração de muitos lados mas o sucesso de cada bullet journal depende unicamente de uma análise pessoal. O que te deves questionar primeiro é o que queres organizar no teu journal. O teu trabalho? A gestão da casa? Tudo? Numa perspetiva minimalista eu optei por juntar tudo no meu e a minha primeira tentativa não foi 100% eficaz porque escolhi um caderno quadriculado porém quando queria desenhar as minha peças [im]perfect os quadradinhos atrapalhavam um pouco pelo que juntei ao meu journal um pequeno caderno liso para dar largas à imaginação. Este Setembro resolvi iniciar um novo bullet journal e desta vez escolhi um caderno um pouco maior e com folhas lisas.
Existem alguns símbolos criados por quem idealizou o bullet journal, esses símbolos constam de um vídeo que eu já divulguei num projeto que tive há alguns anos e que podem ver aqui, eu adoptei parte desses símbolos. Depois recorri ao uso de cores para definir tarefas que correspondem às várias áreas da minha vida, por exemplo: amarelo para o blog, laranja para a [im]perfect, vermelho para os assuntos domésticos, etc. Optei por fazer planeamentos semanais sem estipular dias para isto ou para aquilo, não gosto de me impor escrever em dias que estou mais cansada por exemplo, por isso tenho uma lista de tarefas semanais e diariamente vou decidindo o que vou fazendo, o objetivo é chegar ao final da semana com tudo tratado.


Desta vez tive tempo e fiz também um calendário do ano para colocar datas importantes e eventos que me ajudam a melhorar o marketing da loja e blog ao lado do calendário tenho a minha lista de objetivos para o ano. Cada mês abro também com o calendário mensal onde assiná-lo dias em que tenho compromissos e separo uma página para os objectivos mensais. Depois coloco uma página para as tarefas semanais + uma página em branco para todo o tipo de notas que precise tirar essa semana. No final do caderno acrescentei uma rubrica chamada "ideias" onde coloco ideias que vou tendo sobre tudo e mais alguma coisa, desde ideias para posts, desenho de novo produtos, frases que me vêm à cabeça, etc.


Este é o meu método que funciona na perfeição sem me criar qualquer stress pois consigo controlar melhor os meus objetivos em todas as áreas da minha vida sem exagerar nas tarefas e sujeitar-me a ansiedades desnecessárias.
Qual o teu método? Tens um bullet journal ou manténs preferência pelas agendas pré-formatadas?

4 comentários:

  1. O meu também e assim, bem simples e esta sempre em cima da minha secretaria para eu ir anotando as ideias que vai surgindo hehe :)
    Bjinhosss e boa sexta :)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não tenho nenhum mas acho a ideia brutal!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/romwe-wishlist.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Nesse aspeto não sou a pessoa mais organizada. Começo sempre setembro com uma agenda e depois vou-me perdendo. Gosto sim de ter um bloco de notas sempre comigo para apontar ideias, inspirações e até mesmo para planear a semana. Mas essa coisa de agendas não funciona muito bem comigo. Talvez o bullet journal seja mesmo a melhor ideia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bullet Journal, sem sombra de dúvidas :-) Quando vi isto pela primeira vez pensei "como é que eu nunca me lembrei disto!?" lol Já há algum tempo que uso mas confesso que ainda não acertei o meu layout, parece que está sempre ou algo em falta ou algo a mais lol

    ResponderEliminar