PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

27.6.17

[quase] verde ♥ detergente lavar-roupa

Aos poucos a coisa vai. Já consegui reduzir às embalagens de iogurte. Finalmente, ao fim de algumas tentativas falhadas, consegui colocar a minha nova Yogurt Nest a fazer iogurte para os meus iogurte-snacks que falo aqui. Ainda não consegui a versão vegetal mas a versão com leite de vaca finalmente saiu sólida. Aprendizagem: comprar um termómetro de iogurte, não é tão caro assim e no fim compensa, se o tivesse feito desde o início provavelmente teria deitado fora muito menos leite do que deitei. Cuidado com os iogurtes que compramos para a confeção do nosso primeiro iogurte feito em casa. Aqui no país de sua majestade não é fácil encontrar um bom iogurte simples, de aroma ou natural. Só consegui obter um iogurte realmente sólido quando adquiri o yogurt starter. Próxima experiência será fazer iogurte usando do iogurte previamente feito em casa com o yogurt starter.

Outra coisa que consegui alterar foi o sabonete liquido para as mãos, o que usava acabou e optei por não comprar mais nenhum e sim fazer um natural, melhor para a nossa pele e para o meio ambiente, um destes dias falo dele.
O que venho hoje contar é sobre o detergente da roupa que foi dos primeiros que alterei assim que o meu pó de lavar roupa acabou. Para ser sincera já não estava muito contente com o que tinha por isso não foi difícil deixar de o usar. O que fiz foi basicamente um regresso ao tempo das nossas avós com a vantagem de termos máquina de lavar-roupa da qual não consigo abdicar.

Esta foi mais uma dica da M. a receita do detergente da roupa está aqui em português, pelo que não se justifica duplicá-la aqui no blogue. Só precisarás de um sabão (eu usei Clarim original que foi o que consegui arranjar numa mercearia portuguesa aqui no Reino Unido) e água. Usei a segunda opção para a preparação e tenho usado o detergente dentro do tambor da máquina de lavar. Em vez de £10 libras ou mais gastei cerca de £1, uso-o há cerca de um mês e ainda tenho metade do garrafão.

Não vejo grandes diferenças em relação ao anterior que me custava 10 vezes mais, as mesmas nódoas que não saiam continuam a não sair e por estranho que pareça parece que a roupa fica mais fresca, também pode ser a minha carteira que respire melhor e me esteja a influenciar a nível da frescura.

[imagem capa]

6 comentários:

  1. Algo que estou para fazer há muito tempo! Tenho mesmo de tentar :)

    www.acasadella.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força! Esta receita é muito simples ;) Depois conta o que achaste :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ah que sadades do ssabao Clarim :) Quando for ao supermecado portugues tenho de comprar :)
    Gostei muito da ideia, se todos nos comecarmos a fazer o nosso pequeno mundo melhor, acabamos por contribuir um pouco que se pode tornar num muito, todos juntos :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta ideia é muito simples de se fazer e rende bastante. Ainda só gastei meia barra de sabão, fiz 4 litros de detergente já há mais de um mês, faço 2 a 3 máquinas de roupa por semana e ainda tenho bastante. Experimenta ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parece-me bem mas as nódoas não saiem na mesma?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina. Não vou mentir e dizer que este detergente faz milagres, não faz. As nódoas que não saem com os detergentes de compra não saem na mesma com este se não fizermos uma pré-lavagem com detergente da loiça por exemplo. O que eu quero dizer com isto é que este é tão bom como aqueles que pagamos uma fortuna por eles ;) Lava bem, a roupa fica a cheirar a lavada, é barato e fácil de fazer, não polui, é natural por isso não é agressivo à nossa pele mas não tira aquelas nódoas difíceis, as mesmas que os outros também não tiram :D

      Beijinhos

      Eliminar