PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

23.3.17

ferramentas para bloggers

Desde que comecei a pensar no meu blogue de forma mais séria e definitiva, que tenho algumas ferramentas que não dispenso e uso quase diariamente, seja na preparação das imagens, na execução dos textos ou mesmo na busca de inspiração para escrever. Hoje vou partilhar os meus utensílios contigo na expectativa que também te possam vir a ser úteis. Mesmo para quem não tem blogue há ferramentas que podem ser usadas noutros contextos, por isso, este não é um post apenas para bloggers, mas para qualquer pessoa que use regularmente o computador e tenha acesso à internet.

Imagens
  • canva - ótimo para fazer apresentações, colagens, infográficos, brincar com imagens e texto, etc. Funciona online e a conta gratuita tem as ferramentas essenciais para obter bons resultados sem precisar ir para a versão paga.
  • "diretório" de diretórios de imagens - este é um blog post muito bem conseguido da designer Heidi Pungartnik, fundadora do Design for Founders, um blogue cheio de dicas para quem está a fazer próprio branding e marketing. Neste post Heidi Pun reúne inúmeras fontes de aquisição de imagens gratuitas.
  • picasa - infelizmente ainda não consegui reunir as condições ideais para patrocinar um Adobe Lightroom pelo que vou-me contentando em editar as minhas fotografias com o Picasa. Um programa cujo download é gratuito e já permite fazer algumas brincadeiras e dar alguns retoques nas nossas imagens.
  • Primetag ou Polyvore - quando quero fazer composições de imagens com links incorporados, como por exemplo a deste post e a deste, estas duas ferramentas dão uma boa ajuda, no caso do Primetag há mesmo a possibilidade de converter isso em alguns trocos para o nosso bolso.
Texto
  • corretor ortográfico - normalmente tento passar sempre os meus textos por um corretor que contemple o acordo ortográfico
  • dicionário - aqui tiro as minhas dúvidas sobre alguma palavra mais desafiante
  • sinónimos - este ajuda-me a encontrar sinónimos para que consiga ter uma escrita mais rica e menos monótona sempre que o cérebro está mais cansado para se lembrar das palavras que ficam por baixo da língua.
Inspiração
  • pinterest - uma plataforma onde podemos guardar imagens e links que achámos interessantes, inspiradores ou que queremos consultar mais tarde. Uso-o como uma espécie de moodboard assim como biblioteca de links.
  • flipboard - aqui encontro noticias, das mais bizarras às mais interessantes, divididas por temas. Às vezes, ao ler outras coisas sobre temas que gosto e que uso como referência no blogue consigo criar uma opinião que acaba por me servir de inspiração para temas ou posts que às vezes não têm a ver com o que li mas que me induziram a um determinado raciocínio.
Conhecimento
  • vidas [quase] perfeitas - é um grupo de facebook de entreajuda entre mulheres, muitas delas também bloggers ou com blogues. Não é um grupo para depositar links de posts. É sim um grupo de partilha de conhecimento. Aqui tenho aprendido muito, tenho-me inspirado e motivado e tenho sido ajudada sempre que preciso decidir sobre algum assunto.
Posto isto poderei estar a esquecer-me de alguma ferramenta vital mas que me lembre... é isto.
Usas alguma ferramenta diferente que queiras partilhar? Já conhecias estas? Conta-me tudo! ♥


5 comentários:

  1. Excelente post :) Para editar as minhas fotos, tambem costumo usar o Picasa e o Pixlr :) Adoro o nosso grupo inspirador :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Dicas muito úteis.
    Para edição de fotos uso o Photoscape não sei se conheces.
    Desculpa a minha ausência por aqui mas isto não tem estado fácil.
    Beijinhos
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei!
    E claro, ja pedi para aderir ao grupo :D

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas dicas preciosas. Ainda sou amadora por estas bandas, por isso todas as ajudas e dicas são mais do que bem vindas. Para editar as minhas fotos também uso o Picasa. Ora eu não conhecia esse grupo do facebook... vou já pesquisar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar