PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

17.3.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ snacks



Mais uma semana passou e esta não foi fácil. No fim de semana, por passar bastante tempo fora, rendi-me a alguma comida não muito saudável mas infelizmente mais prática. Não tive tempo para preparar algo melhor pois decidimos sair muito em cima do acontecimento e por isso faltavam-me ingredientes, força de vontade e tempo para fazer grandes coisas pelo que optei por comprar algumas feitas e usar receitas já antigas para levar um bolo (de chocolate) comigo e pão fresco. Bolos e pão feitos em casa são duas das coisas que não abdico em beneficio do que se compra fora, primeiro porque são mais frescos, depois porque são muito mais saborosos e por último aguentam muito mais tempo sem ficarem secos ou duros e sem graça.
Resumindo, o fim de semana foi bastante saudável mas só para a alma porque na segunda-feira lá estava eu a sentir-me um balão (inchado). Passei a semana a resistir à recaída nos velhos hábitos alimentares e a tentar desinchar. A bem da verdade, para quem ainda não está familiarizado com uma alimentação saudável, com as receitas, com o pensar de forma saudável e agir em conformidade preparando rapidamente um prato de forma quase instintiva, porque já é essa a rotina de vida, quando se está cansado fica difícil decidir sempre pelo certo e acabasse por ser arrastada para o que é familiar e que foi a única realidade conhecida até há bem pouco tempo atrás.

Na tentativa de não me desligar deste meu percurso há sempre duas refeições que mantenho intocáveis e que já as faço instintivamente: o pequeno-almoço e o lanche ou snack a meio da tarde ou manhã. Hoje trago algumas ideias para o repor de energias necessário entre refeições sem recorrer à vulgar peça de fruta, cenoura crua ou bolacha de água e sal. Duas das sugestões seguintes são as minhas preferidas, além de nutritivas e fáceis de fazer, têm um aspeto de sobremesa que matam qualquer desejo que possa sentir por algo doce. 


   

4 - Iogurte grego com manteiga de amêndoa

3 colheres de sopa de iogurte grego natural
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga de amêndoa
1 colher de sopa de xarope de ácer
Misturar tudo muito bem e decorar com amêndoas aos pedaços. 



7 - Iogurte grego com puré de maçã



Para o puré: normalmente faço puré de maçã de 15 em 15 dias. Faço uma boa quantidade, parte coloco num frasco no frigorifico outra parte divido em porções e coloco em sacos de congelador tirando o ar o mais possível. Portanto quando quero fazer este snack tenho sempre puré já feito que só preciso misturar com o iogurte. Uso-o também para barrar em scones, panquecas, colocar em batidos, etc...

Partir algumas maçãs (nunca faço menos de 6) aos pedacinhos, sem casca e sem caroço, e colocar num tacho, polvilhar generosamente com canela em pó, deitar umas 3 colheres de sopa de água. Deixar cozer a maçã em lume brando sem tapar o tacho. Quando a maçã estiver bem cozinha, usar a varinha mágica até obter uma papa. Juntar xarope de ácer a gosto. Guardar num recipiente hermético e colocar no frigorifico (aguenta cerca de uma semana).

Para o snack juntar 3 colheres de sopa de iogurte grego + 2 colheres de sopa de puré de maçã + 1 colher sopa de mel cru . Misturar tudo muito bem.

Estas são formas de tornar a nossa alimentação mais variada e principalmente apelativa. É mais fácil e rápido pegar numa peça de fruta mas não é a mesma coisa e se não variarmos as opções acabamos por pegar em coisas que nos fazem realmente mal.

Bom apetite! ♥

[imagem]

3 comentários:

  1. Hummm... Essa bolas energéticas de amêndoa e cacau, fazem-me salivar :) Primeiro, porque têm cacau que adoro e depois a amêndoa que é um fruto seco que combina muito bem com o cacau :)
    Obrigada pelas sugestões Cris!
    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda ontem fiz mais de 20 para ir comendo eu e toda a família. São uma delicia e simples de fazer ;)

      Beijinhos ♥

      Eliminar
  2. Gostei destas ideias. Especialmente das bolas energéticas de amêndoa e cacau e do iogurte com puré de maçã.
    :)
    andreiamoita.pt

    ResponderEliminar