PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

3.3.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ bolo laranja

A saga continua, vão se fazendo opções e a saúde e a vida em geral vai melhorando.

Tenho um livro de novas receitas em execução, não, não vou editar nenhum livro de culinária, passo a explicar: Eu costumo ter sempre um caderno onde anoto receitas que seleciono com muito cuidado. Nenhuma receita é colocada no meu caderno sem primeiro ser realizada, experimentada e aprovada pela família toda. Normalmente são receitas de doces, bolos, petiscos, coisas mais difíceis de fazer sem receita. Eu não sigo receita para fazer o almoço, vou criando e adicionando os ingredientes que sensorialmente acho que ficarão bem. Já na doçaria, por exemplo, a coisa pia mais fino.

Eu tenho um caderno onde tenho a receita do melhor bolo de chocolate que já comi, o melhor bolo de iogurte, o melhor arroz doce, etc... para chegar a elas tive de fazer vários bolos de chocolates, vários arroz doces, etc... acontece que agora eu quero coisas que melhores, mesmo aquelas que não como todos os dias, mesmo os doces, quero-os mais saudáveis para que os possa comer com a mesma vontade mas sem culpas. E assim comprei um novo caderno. Nele já tenho algumas seleções de pequenos-almoços, de snacks e de bolos e o bolo que fiz no passado fim de semana vai direitinho para lá e é o que hoje partilho aqui com vocês.

Eu sempre disse que o objetivo desta mudança de hábitos alimentares não era emagrecer mas ficava obviamente contente se perdesse alguns quilitos. Depois de dois meses sem me pesar e sem pensar nisso, ontem olhei para a balança e resolvi ver como andava a carruagem...
Perdi 6 quilos! Fiquei de boca aberta porque não me sinto mais magra nem as calças acusaram diferença no apertar, depois percebi que talvez não esteja mais magra realmente e sim menos inchada e, se assim for, faz todo o sentido.

Posto isto, as experiências continuam e eu aqui vos deixo a receita do bolo de laranja:
Encontrei esta receita aqui, embora o bolo também leve cenoura, que mal se nota, e amêndoa, que dá um toque delicadamente crocante, o sabor que se destaca é mesmo o da laranja.

Ingredientes:

♥ 5 ovos
♥ sumo e raspa de 2 laranjas
♥ 250g de açúcar amarelo (usei 200gr e achei suficiente)
♥ 250g de cenoura crua ralada
♥ 250g de amêndoa com casca ralada
♥ 2 colheres de chá de fermento em pó
♥ 65g de farinha de milho

Embora a receita original tenha cobertura eu não fiz e não me arrependo. O bolo fica uma delicia sem cobertura e podemos bem passar sem mais umas quantas calorias associadas ao açúcar em pó. Em todo o caso para os mais gulosos deixo a receita completa ;)

Cobertura:
♥ sumo de 1 laranja
♥ 200g de açúcar em pó
♥ raspa de laranja para decorar

Preparação:

Misturar as gemas, a raspa e sumo de laranja, o açúcar, a cenoura ralada, as amêndoas já raladas e o fermento em pó. Misturar bem e acrescentar a farinha de milho.
Bater as claras em castelo e envolve-las suavemente no preparado anterior.
Pré aquecer o forno a 180ºC. Colocar a mistura numa forma redonda, sem buraco previamente untada e forrada com papel vegetal e leve a assar cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido (verificar com um palito). 

Deixar o bolo arrefecer completamente antes de o desenformar.

Para a cobertura misturar o sumo da laranja com o açúcar em pó. Verter sobre o bolo e decorar com raspas de laranja.

Bom apetite! ♥

[imagem]

3 comentários:

  1. Hmmm parece -mes mesmo bom e quanto mais saudavel melhor :)
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. A alimentação tem vindo a ganhar um outro peso na população e acho que estamos mais atentos àquilo que comemos. Além de ter uma influencia no nosso peso, influencia e muito, a nossa saúde e o nosso bem-estar em geral. Fico muito feliz que tenha a ter um resultado positivo em si e na sua família.

    Esta receita parece-me uma ótimo opção para um lanchinho no fim de semana :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha eu não noto assim tanta diferenças nas pessoas aqui... acho que continuam a comer muito mal. Mesmo sem grandes preocupações eu sempre fiz questão de fazer uma alimentação o mais variada possível e confeccionada em casa. Já os ingleses comem muitas sandes e refeições pre-feitas. Não sei sinceramente como eles conseguem...

      Desde que me tenho preocupado mais vejo uma difenrença enorme nos meus níveis de concentração e energia.

      Este é um bolo delicioso, este fim-de-semana voltei a fazê-lo ;)

      Beijinhos

      Eliminar