PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

23.9.15

Fazê-los cumprir tarefas, o desafio! [ d i y ]


Embora seja uma rapariga que até se vai adaptando cada vez mais às tecnologias e se consciencializando que não tem outro remédio e que até dão jeito, eu continuo a gostar muito muito de papel e canetas e coisas do genéro. Nas minhas corridas matinais pelo espaço cibernautico encontro muitas vezes "life savers", pequenas alterações à vida do dia a dia que podem e fazem muita diferença, se isso nos proporcionar ganhar 5 minutos já não teremos desculpa para não felicitar um amigo pelo seu aniversário por exemplo.
Os "printables" são um desses "life savers" uma ferramenta que nos pode ajudar a dar conta das tarefas do quotidiano. Eu sou fã, principalmente dos vários que encontro para manter as miúdas ocupadas. Hoje vou partilhar alguns convosco. Os de hoje têm como finalidade começar a introduzir o cumprimento de tarefas nas crianças, a responsabilidade de ter tarefas e o dever de as cumprir, claro que não podemos deixar de ter em conta a idade da criança quando lhe destinamos as tarefas que devem cumprir. A L. já vai arrumando os brinquedos e livros, pondo a mesa, etc, com muita preguiça e com alguma insistência. A C. não lhe falta vontade e apesar de já arrumar os brinquedos melhor do que a irmã mais velha ainda se baralha um pouco com os talheres na hora de os colocar no lado certo do prato. Vão crescendo e vamos tentando organizar as coisas à medida delas e às vezes um bom "printable" torna a tarefa mais interessante e desafiante e se tiver prémio melhor ainda. Aqui vos deixo alguns:

  1. Rotina de regresso à escola: uma óptima ideia para usar diáriamente e re-utilizar semana após semana. Além de papel e impressora irás ainda precisar de uma moldura A4 e canetas de alcool. Faz o download dos "printables" para menina e para menino.
  2. Desafio das tarefas-extra
  3. : acho-o mais indicado a partir dos 10 anos até porque envolve dinheiro e podemos dar tarefas mais complicadas e demoradas, a serem feitas após o cumprimento das tarefas diárias Precisarás de papel, impressora, um quadro de cortiça, molas e uns saquinhos deste género para colocares algumas moedas.
  4. Uma forma divertida de começar o fim-de-semana: uma lata cheia de tarefas em que cada criança escolhe uma ou duas à sorte. Uma ideia que pode ser interessante para as mães que fazem as limpezas da casa por exemplo aos sábados de manhã e precisam desesperadamente de manter as crianças ocupadas. Impressora e papel + uma lata, tesoura, x-acto ou guilhotina, cola branca, paus de madeira (daqueles que os médicos usam para ver a garganta das crianças), tinta spray em cor à escolha para pintar os paus (alternativo - eles também podem permanecer na sua cor natural).
  5. Para quem não tem muito jeito/tempo para diy: se a ideia for simplificar e não quisermos gastar muito tempo e dinheiro a fazer coisas demasiado elaboradas, esta poderá ser a vossa opção mais segura. Só precisas de impressora, papel e caneta e podes personalizar a lista de tarefas de acordo com as necessidades e idade dos teus pequenos.
Cada criança é única e não existe pessoa que a conheça melhor do que os próprios pais. Bom senso na escolha das tarefas de acordo com a idade, desenvolvimento e caracter da criança é essencial assim como a escolha dos prémios pela concretização das mesmas... nem sempre precisam ser coisas materiais, aliás o ideal até seria não ser, uma ida ao parque, 30 minutos de futebol ou a brincar às escondidas com eles, usa a imaginação, eles vão adorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário