PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

27.1.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ panquecas



Quando não precisamos de café para nos sentirmos despertos a manhã toda isso é... uma alimentação saudável.

O propósito de eu ter começado a escolher bem/melhor aquilo que meto à boca [suas mentes perversas... não, não estou a falar dos pacotes que teimo em tentar abrir com os dentes] nunca foi emagrecer. Se preciso perder uns quilos? De facto dava jeito mas também não me sinto mal na minha pele. Não foi este o meu objetivo maior. O verdadeiro motivo pelo qual tomei esta decisão foi mesmo pela energia que me faltava, dormisse eu as horas que dormisse, a meio da manhã os meus níveis de concentração já estavam baixos e a vontade de dormir era mais que muita e lá ia eu beber um cafezinho. A falta de energia associada às sucessivas constipações, levaram-me a parar para pensar e optar por aquilo que sei que me faz melhor e o aumento de frutas e vegetais que este tipo de alimentação me tem imposto naturalmente, tem-me permitido passar estes dias gelados sem ficar de cama.

Ao fim de cerca de 3 semanas a andar a evitar glúten e a optar mais por alimentos frescos e menos por produtos refinados e industriais posso dizer que tem valido a pena e que não me tenho sentido privada de comer nada. Sendo uma pessoa com paladar adocicado, se é que me faço entender, a não utilização de açúcar poderia ser um autêntico massacre para mim mas, depois de perceber como as coisas realmente têm de funcionar, faz todo o sentido e mais do que uma alimentação saudável percebo que é uma alimentação inteligente, o que me faz sentir uma intelectual [eheheh].

Eliminar o açúcar é simples, basta começarmos a perceber os alimentos e a selecionar aqueles que são naturalmente adocicados, como por exemplo a banana madura, o mel, baunilha, canela, as tâmaras, o xarope de 100% ácer, etc.

Voltando ao café, continuo a gostar de café, nem seria eu se não gostasse, mas tomo-o por mero prazer e normalmente apenas um por dia, depois da refeição principal e para acompanhar a minha cara-metade. Deixou de ser uma fonte de energia, que na verdade nunca o foi realmente (pelo menos para mim), e passou a ser um mero ato social e prazeroso.

Finalmente e para terminar, hoje deixo as panquecas que nos acompanham nas manhãs de Domingo e que são ótimas com fruta e manteiga de (100%) amêndoa ou fruta e puré de maçã, ou até mel ou xarope de ácer.




Ingredientes (4 pessoas = 8 panquecas)


♥ 1 caneca de aveia
♥ 4 ovos
♥ 3 bananas
♥ 1 colher de chá de fermento em pó
♥ leite de amendoa q.b.
♥ uma pitada de sal

Preparação:
Deitar todos os ingredientes, à exceção do leite, para dentro da liquidificadora e ligar durante cerca de 1 minuto ou até todos os ingredientes estarem triturados e bem misturados numa mistura cremosa. Deitar um pouco do leite e voltar a misturar. Verificar se já adquiriu uma consistência mais liquida e se não, repetir o processo até obter uma massa que se consiga verter facilmente para a frigideira.

Colocar uma frigideira antiaderente ao lume (brando) para aquecer. Sem usar qualquer tipo de gordura, verter um pouco da massa para a frigideira e espalhá-la por toda a sua base. Deixar cozinhar por alguns segundos até que a face visível da panqueca comece a abrir buraquinhos. Com a ajuda de uma espátula virar. Deixar cozinhar até alourar. Retirar para um prato. Repetir o processo até acabar a massa.

Bom apetite! ♥

6 comentários:

  1. Adoro panquecas :) E nao passo sem o pequeno almoço :) Tambem penso o mesmo, a partir do momento em que comecei a escolher melhor o que meto a boca, passei a sentir-me muito melhor :)
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Então vais gostar destas que são bem saudáveis ;)

    Bom fim-de-semana, Matilde :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina, cheguei aqui por acaso e gostei muito do que vi. Panquecas sempre foram e são uma opção deliciosa para começar o dia. Gosto imenso. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nina :)

      Tenho de agradecer ao acaso então ;)
      Fico muito contente que tenhas gostado deste meu cantinho.

      Estas panquecas são um delicia, experimenta :)

      Beijinhos, bom fim-de-semana ♥

      Eliminar
  4. Tenho de experimentar... não ficam a saber a banana?
    Com a alteração dos hábitos lá em casa as coisas também estão a entrar nos eixos.
    Beijinho e boa semana
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Marta eu não como banana a solo, não aprecio, uso essencialmente para adoçar comidas como batidos, bolos, etc e nestes casos, como no caso destas panquecas, o sabor não fica muito vincado, sente-se um leve aroma, talvez, mas se depois juntares à panqueca outras frutas, doce, manteiga de amendoa, etc, conforme eu sugeri, então é que nem o aroma sentes ;)

      Mas nada como experimentares, pelo menos sabes que estás a comer sem "pecado" LOL

      Beijinhos e boa semana ♥

      Eliminar