PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

16.9.16

quanto custa o regresso às aulas em inglaterra


Ando para escrever este post há algum tempo. Já algum tempo que o comecei e ando nisto de pôr nos rascunhos e ficar à espera que a coisa se termina por si só.
Pois a pequena mais velha já começou a escola e por aqui a escola começa logo nos primeiros dias de Setembro, sem erro, sem professores a faltar, sem adiamentos e desculpas. Por aqui também se começa a escola no ano R de reception, uma forma das crianças se irem habituando ao novo horário, à escola nova, aos amigos novos, à professora, ao uniforme e ao ambiente em geral. Com 4 anitos, a fazer 5 no final de Outubro, a L. vestiu-se a preceito no dia 7 e caminhou alegremente para a escola. Com ela foi a irmã, a mãe e o pai, ninguém quis perder um momento tão importante da vida da nossa princesa, os seus primeiros passos na escola primária.

Ainda não era Janeiro já eu tinha feito a inscrição da L. com as opções de escolas por ordem de preferência, tudo online. Em Abril já nós sabíamos onde a nossa princesa iria ficar. De Abril a Setembro tivemos todo o tempo do mundo para comprar o seu uniforme escolar. No fundo a única coisa que precisamos comprar para o início da escolar. 
Os valores deste equipamento são um pouco variáveis mas todos os elementos que não precisarem ter o logotipo da escola/academia podem ser comprados em qualquer supermercado conseguindo-se roupa entre £2 e as £10 e sapatos por menos de £25. A L. é uma menina de cintura fina por isso tenho mais sucesso com os cortes das saias e calças de uma ou duas lojas de eleição, ficam um pouco mais caras mas pelo menos a roupa não lhe cai.

Acabei por gastar cerca de £85 em roupa do supermercado e lojas de roupa e £50 em artigos exclusivamente vendidos pela empresa afiliada da escola, ou seja, material/roupa com logótipo da escola (saco da ginástica, pasta, camisola da ginástica, pullover/casaco de malha, gravata...). A estes valores ainda irei acrescentar mais umas £50/70 para reforçar quantidades que acho ainda não serem adequadas para o inverno já que a roupa se suja mais. Portanto acredito que gaste um total de £200 (€235) para a minha filhota entrar para a escola.
A L. entra às 8.30 da manhã e sai às 15.00 almoçando na escola gratuitamente. Não gasta dinheiro nenhum em material escolar e até uma garrafa plástica lhe foi facultada para que nunca lhe falte água durante as horas de estudo.

A minha pergunta é: quanto gastarão os pais de uma criança em Portugal para esta entrar para a escola?

Eu sinceramente já não me lembro como era comigo na altura da escola primária mas oiço tantas queixas dos pais portugueses e vejo o marketing dos supermercados a impingirem material escolar de todas as qualidades e feitios que acredito que seja diferente. 

Os supermercados aqui também ganham com o regresso às aulas mas é essencialmente relacionado com o uniforme. Este começa a ser vendido a partir de Abril/Maio e no final de Agosto já há muito pouca coisa e quando as aulas realmente começam já só se fala do Halloween e as peças escolares estão resumidas a um pequeno canto onde encontramos os restos. A passa a estar apenas disponível online ou nas lojas da especialidade, ou seja, lojas de uniformes.

1 comentário:

  1. Aqui será bem mais dispendioso... os cadernos das marcas da moda... as mochilas com as marcas mais in... os ténis... as roupas... com as ultimas tendências... e só com as marcas de topo, e as cores mais fashion... ah! E os telemóveis... tablets... e respectivos acessórios... mesmo para miúdos pequenitos...
    Sinceramente... não sei onde o nosso país... foi buscar estas inspirações... que não trazem nada de bom, às crianças... e criam mais uma futura geração de pessoas insatisfeitas, vaidosas e preconceituosas...
    Só valorizamos... o que não carece de ser assim tão valorizado... ensinar valores aos miúdos... fica por conta dos professores cada vez mais... afinal os pais têm que trabalhar cada vez mais... para se poder ter tudo da última moda... e as modas... mudam a uma velocidade alucinante... cada vez mais...
    No geral... é esta a noção que eu tenho... por cá...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar