PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

11.4.17

criar um blogue ♥ escolha do nome

Há alguns meses deixei aqui algumas dicas para a escolha de um nome de sucesso para o negócio que queres criar. São sugestões que podes perfeitamente usar para a escolha do nome do teu blogue, porém um blogue é, supostamente, algo ainda mais pessoal. É representativo da tua escrita, da tua forma de pensar, dos teus gostos, opiniões, ideias, daquilo sobre o qual tencionas escrever. Podes pensar num blogue como um negócio mas para o teu blogue ter um sucesso consciente e consistente, este deve ser bem mais do que isso, deve ser a tua imagem.

Um bom blogger partilha pedaços de si em tudo o que escreve e o nome do espaço onde tudo irá acontecer deverá ser igualmente isso, um pedacinho de si próprio.
Deve, no entanto, ir de encontro a algumas premissas ou, pelo menos, ter em conta algumas ideias:

  1. não ser muito longo - contra mim falo. Quando criei o nome do meu blogue não pensei em mais do que criar um titulo que me desse quase que uma lição diária. Estava numa fase estranha da vida e precisava de criar o meu próprio mantra e tê-lo sempre diante dos meus olhos todos os dias. Como a minha intensão era escrever diariamente, o titulo do blogue virou mantra, ou melhor, o mantra virou titulo de blogue. Tu que estás agora a começar, evita nomes muito compridos e de difícil leitura e memorização, a menos que seja um nome que realmente te identifique, keep it simple.
  2. inglês ou português - os nomes ingleses agora estão na moda mas, na verdade, um nome inglês não é justificável a menos que o teu blogue seja bilingue (ou tenha pretensão de o ser). Se possível opta por ter um nome que corresponda à língua em que estejas a escrever. Desta forma atrairás o público que te interessa e evitarás taxas de bouncing elevadas nas tuas estatísticas. Há porém situações em que encontramos expressões que ficam melhor numa língua que na outra, ou frases de resultam melhor em inglês, se a tua opção de nome ideal incluir o inglês, se é apenas assim que te consegues identificar, então go for it
  3. nome próprio - não é errado colocares o teu nome como título de um blogue, porém será mais complicado conseguires seguidores, a menos que sejas uma figura pública. Ninguém se vai lembrar do teu nome na hora em que estiver a interagir com outros blogues, a menos que tenhas um nome realmente marcante e sonante tipo "Zé Ninguém" ou "Maria Borboleta" ou qualquer coisa do género. Se continuares com a ideia de quereres o teu nome nisto então tenta pensar num diminutivo, alcunha ou numa forma de tornares o teu nome mais interessante.
  4. do que se trata - se tiveres um tema preferencial no teu blogue então usares isso para criares o nome do teu blogue pode ser uma opção inteligente na medida em que já estás, à partida, a selecionar o teu público-alvo e em termos de SEO também ajuda a serem mais facilmente encontrada. Se fores escrever sobre decoração essencialmente, incluíres palavras como "decor" "ambientes" "casa" pode ajudar a conseguires um bom titulo para o teu blogue. Portanto, caso estejas a pensar num blogue temático ou mais técnico, começa por criar uma lista de palavras que se identifiquem com o tema que pretendes assumir no blogue.
  5. público-alvo - ao imaginares o nome para o teu blogue também podes ter em consideração para quem estás a escrever. Muito provavelmente a tua avó não vai perceber o nome "my bff is you" mas tenho certeza que as tuas leitoras de 16 anos vão adorar.
Nem sempre é fácil encontrares o nome ideal, por vezes é uma opção obvia mas na maioria das vezes requer pesquisa, muito pensar e muitas decisões. Não te precipites, escolhe com calma, pensa que te irá acompanhar por toda a existência do teu blogue. Mudar de nome não implica mudar de blogue mas neste campo as mudanças não são fáceis, perde-se links, seguidores, etc. O melhor é começar devagar mas bem.

Sucesso! ♥

6 comentários: